- Elma
ILUSTRADORA
Biografia
Nasci em Recife, mas há muitos anos moro em João Pessoa. Filha e neta de professoras, cresci no fantástico mundo do aprender com afetos e liberdade.
Atualmente, tenho em torno de 67 obras ilustradas, dentre elas alguns títulos também escritos por mim. Meu primeiro trabalho foi Trem chegou, trem já vai, em 2003 (Paulinas). Selecionado com o selo Altamente Recomendável na Categoria Poesia pela FNLIJ em 2003 e PNBE 2005. Depois, vieram outros e por último, em 2020, Os casamentos da Dona Baratinha (Editora Cortez), na Categoria Recontos.
Convidada a participar de diversos catálogos nacionais e internacionais. Dentre eles e talvez o mais importante e representativo para mim: o catálogo A arte de ilustrar livros para crianças e jovens no Brasil (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ), onde foi apresentado junto com a exposição dos 50 ilustradores catalogados, na Feira do Livro de Bologna em 2014, quando o Brasil foi o país homenageado. Disse me disse (Paulinas) foi finalista do Prêmio Jabuti, em 2012, na Categoria Ilustração; Roupa de brincar (Pulo do Gato), em 2016, foi finalista nas Categorias Livro Infantil e Ilustração Infantil, e recebeu o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional; em 2018, Areia na praia (Editora do Brasil) também foi finalista.
Hoje, sendo avó, a literatura infantil tornou-se ainda mais intensa na minha vida. Criar, contar e ilustrar é a chance que tenho de descobrir diariamente a criança repleta de memórias e saudades que habita em mim.